Copa pra Cego ver

Para os que apostaram no fracasso da Copa, para o jornalismo que opera com a cobertura previsível, inventando seus personagens, fazendo perguntas para as quais a resposta pouco interessa, temos Copa sim, uma Copa feita não apenas para inglês ver, mas, preparada para que os cegos possam estar em cima do lance, possam gritar gol no momento mesmo em que a bola cai na rede adversária, e, como todo mundo, possam conhecer, entre a perna e o chute certeiro, o DNAdos craques goleadores do mundial.

A palavrinha mágica para esse milagre é #audiodescrição. As leis brasileiras para a acessibilidade exigem que espetáculos públicos, produções de tevê, cinema e teatro contem com esse recurso, no qual as pessoas cegas têm acesso à uma descrição verbal de cenas visuais desses acontecimentos.

Em pelo menos qquatro estádios da Copa 2014, pessoas cegas podem assistir aos jogos com o recurso da #audiodescrição. O Maracanã é um desses estádios. As associações locais de cegos recebem uma quota de ingressos especiais para os jogos da Copa, e, pessoas cegas podem ir aos mesmos com acompanhantes.

Pude flagrar, no jogo entre Colombia e Uruguai, no último domingo, a alegria e a emoção de companheiros cegos, participando como todo mundo, da festa no Maracanã. Dá pra pensar, que esse é um gol de placa, que precisa ser alardeado, anunciado e festejado pela coletividade cega do país, e por todos aqueles que lutam para que a acessibilidade flua naturalmente, como uma torneira, jorrando água.

Ao final desse post, deixo um link com uma amostra do áudio da #audiodescrição no Maracanã. Faça clique no link, deguste um pouco dessa emoção genuína de estar vendo a Copa, ainda que através de um dispositivo, de uma ferramenta, de um segundo olhar, colocado à serviço da fruição da cultura, por pessoas cegas.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s