Blogs de Jornalistas

Eles estão na mira da imprensa mundial. Na transição entre o jornalismo clássico e a era da transferência da produção sobretudo para o mundo digital, as empresas noticiosas agora começam a olhar para os blogs dos seus jornalistas e pensar duas vezes se mantêm ou não os conteúdos autônomos dos seus empregados.

No final de junho, numa atitude que foi considerada uma das polêmicas do mês na área da comunicação, o New York Times anunciou a desativação da maioria dos seus quase cinquenta blogs,dando uma clara demonstração de que a reformulação do modo como publica os seus conteúdos envolve o controle absoluto das rotinas de distribuição da informação.

Felizmente a novidade da caça aos blogs ainda não chegou por aqui. Lançados em meados da década de noventa, em 2010, os blogs já eram uma realidade absoluta em todos os portais de notícia dos grandes jornais brasileiros.

A ferramenta modifica completamente a relação entre jornalismo e leitores. As especialidades têm seu lugar, e, os blogs de política, ecologia, moda, variedades, esportes, orbitam tanto nos grandes portais quanto independentemente, produzidos geralmente por jovens, jornalistas ou não, disputando espaço e postando conteúdos na blogosfera.

O embate entre jornalistas blogueiros e jornalistas clássicos, em alguma medida, reativa o velho debate entre os gêneros jornalísticos. Os blogs são o lugar por excelência para a prática do jornalismo opinativo, potencializada pela a interação em tempo real com os leitores, que comentam, curtem e compartilham. O jornalismo clássico, por sua vez, tende a apostar na notícia informativa, ligeira, sintonizada com a ideia de um leitor apressado, pouco afeito à leitura de textos mais longos.

Blogs de jornalistas também têm lugar privilegiado no jornalismo paraibano, são eles que dão o tom do jornalismo opinativo em nosso estado. No campo político, em alguma medida, os blogs sintonizam-se com as polarizações políticas, assumindo muitas vezes a defesa de uma vertente em detrimento das outras.

A Paraíba sente falta de um espaço plural, onde todas as vozes, todos os sotaques, as diversas opiniões políticas possam ser publicadas, com autonomia e independência. Esse jejum, no entanto, pode ser quebrado ainda esta semana, com a chegada à blogosfera pessoense, do mais novo blog do jornalista Nonato Guedes, http://www.@nonatoguedes.com.br.

O jornalista vem anunciando o acontecimento na última semana em seu perfil no facebook,e promete criar um espaço plural, autônomo, onde se possa argumentar sobre os mais variados assuntos, sobretudo política, no bom estilo do jornalista.

Dono de um texto primoroso, aliado à vasta experiência acumulada, Nonato Guedes, considerado um jornalista tradicional, utiliza-se das redes sociais com a mesma desenvoltura com que usava a máquina de datilografia. Com o seu blog, ganharão pois os leitores da Paraíba, que carecem de espaços plurais, conjugados com a maestria no fazer da opinião no jornalismo.

 

Este post foi publicado em minha coluna de quarta-feira, no Jornal A União

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s